quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dever cumprido!!

Dever cumprido, autoestima em alta.
É doce a sensação de dever cumprido.
Adoça a alma.
Aquece o coração.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O tempo do tempo

É interessante quando precisamos dar ao tempo o tempo que o tempo precisa. Se assim não o fazemos, ele de nós o toma: o tempo do tempo.

É preciso ter paciência com esse danado do tempo, senão ele se esvai ou não se vai. Seja como ele desejar. Afinal, o tempo é do tempo.

Cabe-nos aproveitar o tempo que ele nos dá, ou dar-lhe o tempo que ele nos quer tirar. Seja como for, só nos cabe aceitar.

Tome o seu tempo, tempo!!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O que você perde ao ser você mesmo?

Muitas vezes acontece de gastarmos fases preciosas das nossas vidas tentando agradar aos outros: sejam os nossos pais, amigos, namorados, colegas de trabalho... Estamos sempre preocupados em ser aquilo que eles esperam de nós, ou o que será que eles vão pensar se eu fizer isso, ou o que será que eles estão falando de mim...
Esse tipo de comportamento é inconsciente. Ninguém resolve ser o que os outros querem intencionalmente. A não ser nos casos de pessoas dissimuladas que usam esse artifício para tirar proveito de outras pessoas. Estamos falando aqui de situações cotidianas normais em que vivemos, muitas vezes, uma vida alheia sem nos darmos conta do que queremos realmente, ou de quem realmente somos.
Querer agradar é o primeiro impulso que temos na direção da aceitação. A criança desde muito pequena aprende que obedecendo aos pais ganha de volta mais afeto e, muitas vezes, brinquedos também.
Um pouco maior, a criança aprende que sendo ‘bom aluno’ terá a simpatia dos professores e dos coleguinhas. E os pais ficam felizes.
Assim, vamos aprendendo que se nos adaptarmos a determinadas regras seremos facilmente aceitos na sociedade.
A sociedade tem regras de moral e bons costumes que facilitam a convivência entre as pessoas. Essas regras são benéficas porque delimitam os nossos direitos e os nossos deveres. Para que um não venha a avançar no ‘direito’ do outro ou para que um não venha a ser cobrado pelo ‘dever’ do outro.
Então, de certa forma, todos nós aprendemos a ser ‘um pouco’ aquilo que esperam de nós. Isso é bom!! É construtivo, quando nos faz caminhar na direção do crescimento. Fortalece-nos a auto-estima sermos reconhecidos pelos nossos méritos.
O que não é bom, é quando o ambiente ao nosso redor, seja familiar ou escolar, nos cobra algo que não somos, nos direciona para um caminho que sequer pensamos e, às vezes por falta de maturidade ou de orientação, nós vamos nos deixando levar... Um belo dia, quando acordamos daquele sonho (a janela da consciência se abre), nos enxergamos em um ambiente inóspito porque não nos reconhecemos naquele ser.
Mas sempre há como encontrar o caminho certo para o interior do nosso “eu”. É mais difícil para o indivíduo adulto aceitar que tomou o caminho errado, dar meia-volta e buscar a trilha certa. Muitas vezes insistimos num caminho tortuoso pelo orgulho de não querermos ‘dar o braço a torcer’. Em algumas situações, o próprio caminho errado acaba levando à trilha certa, depois de muitas bifurcações, quedas de barreiras, sinalizações falhas, paradas no acostamento... E aí nos perguntamos: ‘Nossa, como é que eu não enxerguei antes que era essa a trilha. Estava todo o tempo aqui do lado. Várias placas apontavam para essa direção e eu não percebi.’
Mas nunca é tarde para se buscar o caminho certo. Esta frase do médium Chico Xavier explica perfeitamente:
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Chico Xavier, 1910-2002).
"Começar agora" pressupõe o conhecimento de quais erros não queremos repetir,
quais atitudes não queremos lamentar, quais sentimentos não queremos ressentir,
qual a cor e o perfume do futuro que queremos definir no horizonte que queremos atingir.
É o que ganhamos ao sermos ‘nós mesmos’: a pintura de um quadro bem delineado que leva as cores e o traçado por nossas mãos alcançados.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Estar sozinho

Estar sozinho
É tomar o café da tarde,
Sem tarde para se ver.
Sem pôr do sol para se ler.
Sem amor para se ser.

É ser. Somente ser.
Estar só por estar.
Ser só e estar pleno.
O vazio preenchendo o seno.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

No Tempo Certo

Chegada a hora,
É hora de se chegar
E se achegar.

Vamos embora,
Em boa hora.
Por que esperar?

Por quê?

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Tempo Certo

Tempo de Correr. Tempo de Parar.
Tempo de Subir. Tempo de Descer.
Tempo de Falar. Tempo de Calar.

Tempo de se dar tempo. Dar-se tempo ao tempo.
Dar-se ao tempo.
Tempo.

Eis que se faz tempo.
Tempo de se fazer.
Fazer-se.
Tempo!